sábado, 6 de junho de 2009

Estamos entregues à bicharada.

Isto está a caminhar a passos largos para o abismo! Assim vai o esbanjamento em Portugal, País de grandes tradições e brandos costumes...
Para quem não é de cá, ou não sabe o que são os "ajustes directos", eu explico. Como gastar o *dinheiro público* é uma coisa que deve ser feita com muita responsabilidade, a maior parte dos fornecedores das entidades públicas é seleccionada por concurso público, onde vários fornecedores apresentam a sua melhor proposta, sendo depois escolhida a "melhor" em função de vários critérios (preço mais barato, serviços apresentados, etc.) No entanto, como se imagina, isto é impraticável de ser feito para tudo o que uma câmara municipal, faculdade, universidade, etc. tenha que comprar. E portanto, há coisas que são compradas directamente, a quem eles muito bem entenderem... e aparentemente, ao preço que muito bem lhes apetecer!
E finalmente, graças ao *portal da transparência* http://transparencia-pt.org/ , podemos ver finalmente onde e como esse dinheiro é gasto.

Agora, expliquem-me, porque eu devo estar a ver mal, como é que se justifica: Gastar mais de 10.000,00 euros num GPS para um instituto público como o *ISEP *- quando nos dizem que não há dinheiro para baixar as propinas aos alunos.
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=14722
http://osvelhotesdosmarretas.com/2009/01/desajustes-directos-em-portugal.html

Ao menos em *Alcobaça*, a felicidade e alegria as crianças fala mais alto: 8.849,60 € para a Concentra em brinquedos para os filhos dos funcionários da câmara! Crianças... se não receberam uma Nintendo Wii no Natal, reclamem ao Pai Natal, porque alguém vos atrofiou o esquema!
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=10878
http://osvelhotesdosmarretas.com/2009/01/desajustes-directos-em-portugal.html

E ainda o misterioso caso do "Router de 400 euros comprado por 35.000,00 Euros.
http://abertoatedemadrugada.com/2009/01/dinheiro-publico-em-portugal.html

Mas, para acabar em pleno, "arriar a calça" na capital fica caro meus amigos! A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa gastou 5.806,08 € em 9072 rolos de papel higiénico. Ora, uma pesquisa rápida pela net revelou-me que no Jumbo facilmente encontro rolos de papel higiénico (de folha dupla, pois claro! - pois não queremos tratar indignamente os rabos dos nossos futuros doutores) por cerca de 0,16 Euros a unidade... Na Faculdade de Letras o melhor que conseguiram foi um preço de 0,64 Euros a unidade! É "apenas" quatro vezes mais do que qualquer consumidor consegue comprar - e sem sequer pensarmos no factor de descontos para tais quantidades industriais. É verdade que a faculdade é de letras e não de ciências... Se comprassem no Jumbo, teriam pago apenas 1.451 euros pelo mesmo número de rolos de papel higiénico.
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=1297
http://osvelhotesdosmarretas.com/2009/01/desajustes-directos-em-portugal.html

Isto até me deixa doente... é mesmo deitar o dinheiro pela sanita abaixo (literalmente, no caso da Faculdade de Letras de Lisboa!)

Sem comentários: